sexta-feira, 8 de abril de 2011

ICTIO O que é - E como tratar

Vou falar agora sobre a doença mais comum em peixes ornamentais mas existem tratamentos que trazem bons resultados.
Ictiofitiríase - Nomes comuns: Íctio ou Doença dos Pontos Brancos.
É causada pelo protozoário Ichthyophthyrius multifiliis, que normalmente se manifesta quando os peixes são submetidos a quedas bruscas de temperatura. No estágio inicial da infestação o peixe se esfrega no fundo e nos objetos de decoração do aquário. As nadadeiras ficam mais fechadas, ocorre perda de apetite e a respiração se torna ofegante. Surgem então pequenos pontos brancos espalhados por toda a superfície do corpo e nadadeiras.


Os pontinhos brancos são na verdade a fase cística e a forma mais resistente do protozoário. Depois do período de amadurecimento, o cistos se desprendem do peixe e vão para o fundo do aquário. Eles então eclodem e liberam novos protozoários infestantes que irão se fixar novamente no peixe, até amadurecerem e fechar o ciclo. O tratamento da doença consiste em combater os protozoários na forma livre, que é a forma menos resistente.
 Em particular não uso quimicas em meu tank, pois posso matar todo um Eco Sistema já prontinho. Alguns aquaristas aumentam a temperatura para 28 a 30°.
Mais uma vez, para ficar claro: não há remédio que acabe com o "íctio" enquanto esse está no peixe, qualquer medicação atua apenas sobre as formas reprodutivas do "íctio" quando essas se encontram fora do peixe.


Portanto, respondendo a questão, basta aumentar a temperatura para mais de 30°C por uma semena. Atenção que não pode haver nenhuma flutuação dessa temperatura para menos de 30°C, senão o tratamento falha. Particularmente, eu sou contra aplicação de qualquer medicação, e recomendo apenas a termoterapia. No caso de sérias infestações, em nível que já ameaça a vida do peixe, é possível aplicar banhos em solução salina para remover parte dos trofozóides (os nódulos, "pontos" brancos) encistados no peixe, mas isso em sí já é bastante arriscado e deve ser conduzido com consciência dos riscos e sabendo como fazer. No caso, banhos de sal a 10 - 30 g / litro, por até máximos 30 min. Isso remove excessos do muco, e junto os trofozóides. Atenção: apenas um banho, não repetir esse procedimento em menos de 5 dias. Tudo é muito arriscvado, o ideal é sempre ter um aquário hospital para tratar o caso separadamente.
 Muito cuidado também ao adquirir os peixinhos nas lojas, não leve um peixe doente achando que poderá curalo. Preste muita atenção aos exemplares que irão fazer parte do seu mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário