Estas Algas estão começando a infestar o meu carpete de Glossos e pedras.
Algas filamentosas geralmente se fixam em plantas podendo chegar a ponto de matá-las sufocadas e estragar seu layout.
Sua aparência é similar a um monte de “cabelinhos verdes” sobre o local atingido. Quando fixadas em pedras e troncos, podem dar um contraste ornamental interessante, desde que saiba controlá-las.
Trocas parciais freqüentes, não importa o quanto seu sistema de filtragem seja bom, nada substitui as trocas semanais. Nitrato e fosfato são acumulativos eles não desaparecem precisam ser eliminados ,um aquário equilibrado, trocas semanais de 20% do volume são suficientes para manter os níveis em torno de 15 mg/L (NO3) e 2-3 mg/L (PO4).
Diminuir a iluminação e podas das folhas atingidas são bem vindos ao controle. As algas filamentosas marrons no ínicio de seu desenvolvimento, não aderem com fimeza as plantas e também costuman aparecer em montagem recentes, quando o aquário ainda não esta em fase de ciclagem.
Para não dar brecha a essas algas se alojarem com foça, basta sugá-las com uma mangueira destas de oxigenação de aquários, eu prefiro usar uma escova de dentre para rste fim elas costumam sair com certa facilidade. Após algums semanas, quando a fitragem e as plantas estiverem bem estabelecidas, elas irão regredir até que sumam do aquário. Comedores de algas como molinésias, Otocinclus e a pomacea bridgesi, também servem para o controle destas algas.
A primeira imagem não é exemplo de um comedor de algas siameses. Trata-se de um Otocinclus.
ResponderExcluirObrigado pela correção do Otocinclus
ResponderExcluirTexto atualizado.
Abç